R. Antônio Vieira, 130– Madalena – Recife/PE (pela Av. Real da Torre entra a direita no buffet infantil Planeta A antiga Fun House)
Tel.: (81)3089-4888/ (81)8624-5397
E-mail: fisioecia@fisioecia.com

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Bandagem Elástica



Você já observou fitas coloridas em atletas de alto nível e não sabe o motivo da sua utilização?!?!
A bandagem elástica teve sua origem no Japão, na década de 1970, pelo japonês Kenso Kase. Constituída apenas de algodão, filamentos elásticos especiais e uma cola adesiva de acrílico, a técnica pode fornecer alívio à dor, redução do inchaço, auxílio e amenização da contração muscular e estabilização articular de acordo com a tensão da fita e sua posição aplicada, com objetivos de reeducar o sistema neuromuscular, melhorar o desempenho, prevenir lesões e aumentar a circulação local.
As diferentes cores influenciam diretamente nos benefícios da bandagem por associação da técnica da cromoterapia, alcançado pelas diferentes propriedades terapêuticas provenientes da vibração de cada cor.
Pelo fato da técnica de bandagem elástica modificar algumas mecânicas motoras básicas do nosso corpo, se faz sempre necessário uma avaliação fisioterápica para evitar o mau uso e a predisposição a lesões. É importante entender que a técnica da bandagem elástica é apenas mais uma ferramenta no tratamento e na prevenção de lesões, e não é uma modalidade terapêutica por si só.
Esportistas e atletas afirmam que a Kinesio taping de fato funciona e a usam indiscriminadamente durante os jogos. Do outro lado, pesquisas científicas ainda penam para comprovar algum benefício nas tiras coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário