R. Antônio Vieira, 130– Madalena – Recife/PE (pela Av. Real da Torre entra a direita no buffet infantil Planeta A antiga Fun House)
Tel.: (81)3089-4888/ (81)8624-5397
E-mail: fisioecia@fisioecia.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

OSGOOD-SCHLATTER ??????

 
 
 
A patologia de Osgood-Schlatter surge na adolescência na fase denominada estirão de crescimento, tem como características dor abaixo do joelho (região da tuberosidade tibial) especialmente aos esforços que necessitem de uma forte contração do músculo da coxa (quadríceps) e uma proeminência óssea visível nesta região. É mais comum no sexo masculino, com proporção de 3:1. No Rx observa-se uma linha irregular na tuberosidade tibial, áreas de rarefação em alguns casos e, pode estar presente uma avulsão óssea significativa.
O tratamento depende da severidade dos sintomas, muitas vezes só repouso e gelo (crioterapia) já basta, porém quando os sintomas persistem inclui tratamento fisioterapêutico, medicação e/ou imobilização; medidas cirúrgicas são raras, e quase nunca, indicadas.
O tratamento cirúrgico antes da maturidade esquelética não é recomendado, pois isso pode induzir o fechamento prematuro da placa epifisária (placa do crescimento).
Complicações posteriores podem ocorrer devido a proeminência óssea, como  alinhamento patelar inadequado que pode causar condromalácia patelar e artrite degenerativa patelofemoral, além do desconforto ao ajoelhar e esteticamente deformante.
A fisioterapia visa eliminar a dor e principalmente promover um alinhamento e sinergismo na ação muscular reduzindo a tensão no tendão patelar e evitando os microtraumas.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário