R. Antônio Vieira, 130– Madalena – Recife/PE (pela Av. Real da Torre entra a direita no buffet infantil Planeta A antiga Fun House)
Tel.: (81)3089-4888/ (81)8624-5397
E-mail: fisioecia@fisioecia.com

terça-feira, 8 de junho de 2010

Lombalgia


Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia (dor de cabeça) entre os distúrbios dolorosos que mais acometem a população. Estudos mostram que cerca de 70 a 85% de toda a população mundial irá sentir dor lombar em alguma época de sua vida, este percentual varia de acordo com a população estudada e metodologia aplicada.

A causa da lombalgia inclui diversos fatores, tais como: atividades profissionais, maus hábitos posturais, obesidade, sedentarismo, trauma, gravidez, fumo, fatores genéticos e sócio-econômicos. A dor lombar crônica tem elevado custo ao sistema de saúde, além de afetar o segmento social (irritabilidade, isolamento, depressão) e econômico (diminuição do rendimento no trabalho).

O diagnóstico é clínico, porém exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar a causa, o tamanho da lesão e em que região da coluna está localizada. Entre as causas principais estão: hérnias discais, osteófitos (bicos de papagaios), síndromes musculares, degeneração articular, entre outras.

O tratamento deve incluir uma equipe multidisciplinar, optando pela melhor conduta. Algumas opções são: medicamentos, fisioterapia convencional, R.P.G. (Reeducação Postural Global), Acupuntura, medidas comportamentais, entre outras.