
A Acupuntura é um tratamento de saúde milenar, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, que vem sendo resgatado e valorizado pelo ocidente. O fisioterapeuta foi o primeiro profissional da área de saúde do Brasil a possuir um instrumento normativo sobre a prática da acupuntura, por meio da resolução do Conselho Federal em 29 de outubro de 1985.
A acupuntura consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele utilizando agulhas, ventosas, massagens, calor, laser e/ou sementes. O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente esclarecido, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação no sistema nervoso.
Síndromes dolorosas são as principais utilizações da técnica, são elas: enxaqueca, lombalgia, bursite, tendinite, artrose, etc; porém existem diversas doenças que também possuem benefícios: estresse, ansiedade, distúrbios neurológicos, gastrite, entre outras.
A dor é uma resposta protetora do organismo a estímulos lesivos, que resultam em efeitos indesejáveis quando não controlada. A analgesia pode ser promovida mediante a utilização de vários tipos de medicamentos, no entanto, estes podem causar efeitos adversos de acordo com a espécie e condição física do paciente. A acupuntura tem se mostrado um potente e eficaz analgésico pela capacidade de controle da dor e raramente ser contra-indicada.
Devido ao grande interesse e à difusão de tal técnica no Brasil, o Ministério da Saúde incorporou a acupuntura ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo também incorporado nos planos de saúde.