R. Antônio Vieira, 130– Madalena – Recife/PE (pela Av. Real da Torre entra a direita no buffet infantil Planeta A antiga Fun House)
Tel.: (81)3089-4888/ (81)8624-5397
E-mail: fisioecia@fisioecia.com

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bate papo!! RPG Souchard!!!


Amigos da RPG, assistam ao bate papo com Prof. Philippe Souchard nessa terça-feira (29) às 21hs (hora brasília). A transmissão é aberta ao público e acontece na TV Fisioterapia Manual. Serão abordados os temas:

• Novidades da RPG no Brasil e no Mundo;
• A quinta semana na formação;
• Comentários sobre o Projeto Inovar, que está dando apoio aos fisioterapeutas que concluíram a formação com o Prof Philippe Souchard.

EXTRA: Após esse momento, teremos a transmissão do documentário da história da RPG.

Não perca esse excelente momento. A transmissão é aberta ao público e se dará no link http://tv.fisioterapiamanual.com.br/

• Convide seus amigos fisioterapeutas.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CIRURGIA DE COLUNA??? PROCURE UMA 2ª OPINIÃO!!!!

Polêmica na medicina é motivo de matéria no Bom Dia Brasil da Globo. Planos de saúde estão encaminhando os segurados para uma segunda opinião, no caso de cirurgias de coluna. Em quase 70% dos casos, a cirurgia foi descartada.
As entidades que representam os médicos acham que os planos estão interferindo em uma decisão médica.
O hospital que fez a reavaliação diz que em dois anos, os planos de saúde encaminharam 1.724 pacientes com recomendação médica para operar a coluna. Um grupo de médicos do hospital reavaliou os pacientes e considerou que em 66% dos casos as cirurgias eram desnecessárias, o que representou para os planos de saúde uma economia de cerca de R$ 50 milhões.
Um médico do hospital diz que, depois da opinião de um segundo especialista, muitos pacientes escolheram trocar a cirurgia por um tratamento de fisioterapia.
“Existe casos em que com três meses ele tem que ir para a cirurgia. Não são raros, mas existe também. A gente sem dúvida preserva a saúde do paciente”, diz Mario Ferretti, gerente-médico do programa de ortopedia.
Médicos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Brasileira de Coluna dizem que apoiam a busca por uma segunda opinião desde que a iniciativa seja do próprio paciente e não dos planos de saúde.
“A sociedade precisa defender o direito do paciente de ter a primeira opinião, com qual médico ele quiser, com atendimento universal. Se ele quiser a segunda, terceira e a quarta, contanto que parta do paciente, o desvio do paciente para grupos específicos de segunda opinião é recriminado”, diz Ricardo Botelho, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
“A patologia de coluna é difícil. O que hoje é uma dor limitante, incapacitante, que pode confundir o médico, achar que é um tratamento cirúrgico, depois de um tempo essa dor pode melhorar e passar a não ser mais tratamento cirúrgico. Então por isso que a gente procura seguir protocolo e insistir mais no tratamento fisioterápico”, declara o médico Mario Ferretti.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar, que representa os planos de saúde, disse que “a busca de uma segunda opinião médica diante da indicação de uma cirurgia tem o objetivo de preservar o bem-estar do paciente”.

CUIDADOS DURANTE O SONO

ESTRUTURAS BASICAS DO JOELHO

quarta-feira, 13 de março de 2013

ESPORAO DE CALCANEO



O esporão de calcâneo é uma calcificação óssea provocada por uma fascite plantar, que é a inflamação de uma membrana próxima ao osso na região do calcanhar, estrutura responsável por dar apoio ao arco do pé.
O esporão costuma se desenvolver devido a microtraumas e inflamação crônica da parte inferior do calcanhar, afetando não só osso calcâneo, mas também os tendões e a fáscia plantar (ligamento localizado na planta dos pés, cuja uma das extremidades fica aderida ao osso calcâneo). Os múltiplos microtraumas e a inflamação crônica ao longo de vários meses favorecem a calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, o que leva à formação dos esporões.
Quando há inflamação local o sintoma mais comum é uma dor na planta do pé, especialmente na região abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo.
O tratamento do esporão de calcâneo só é necessário quando há inflamação dos tecidos ao redor, habitualmente sob a forma de fascite plantar. Inicialmente, o controle da inflamação pode ser feito com repouso e gelo local.
Em casos mais resistentes, outras opções são a  fisioterapia, com execícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas, e o uso de calçados com palmilhas especiais para reduzir a pressão sobre o calcâneo e a fáscia plantar. Pessoas obesas devem emagrecer para reduzir o estresse que o excesso de peso provoca sobre os pés.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Spiral Taping

Relatos históricos mostram que desde a pré-história o ser humano utiliza as bandagens no tratamento de lesões músculos-esqueléticas.
Spiral taping é uma técnica aprimorada em 1980 por Nobutaka Tanaka baseando-se nos conhecimentos da Medicina Oriental, Cinesiologia, Fisiologia Muscular, que possuem diagnósticos e métodos de tratamentos específicos, muito utilizada no Japão, incluindo atletas.
Consiste na colagem de fitas adesivas não elásticas sobre a pele, melhorando as dores, contraturas, distensões, processos inflamatórios, além de resultar no relaxamento das tensões dos músculos e tendões diminuindo a sobrecarga articular.  
A técnica aborda problemas ortopédicos, reumatológicos, lesões esportivas e restabelecimento do sinergismo e equilíbrio muscular, o spiral taping é indicado também em casos de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
Algumas vantagens do Spiral taping são: efeito rápido, terapia totalmente indolor e sem uso de medicação, efeito colateral praticamente nulo, baixo custo do material utilizado.