R. Antônio Vieira, 130– Madalena – Recife/PE (pela Av. Real da Torre entra a direita no buffet infantil Planeta A antiga Fun House)
Tel.: (81)3089-4888/ (81)8624-5397
E-mail: fisioecia@fisioecia.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fisioterapia em Oncologia (Câncer de Mama)



Câncer é uma patologia que apresenta um crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, chamada metástase, sendo uma significante causa de morbidade e mortalidade no Brasil.
A estimativa de casos novos por câncer em 2010, conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é aproximadamente 489.270 entre a população do país. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres e apresenta significativos índices de mortalidade.

Segundo o INCA, o número de casos novos de câncer de mama esperado para o Brasil em 2010 é de 49.240, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres; a região Nordeste tem uma taxa estimada de 30 casos para cada 100 mil; e em Pernambuco há um risco estimado de 21,81 casos para cada 100 mil, ambos do sexo feminino.

A cirurgia de mastectomia (retirada total ou parcial da mama), principalmente acompanhada da radioterapia, pode determinar complicações pulmonares, circulatórias e musculares, imediata ou tardiamente à cirurgia, entre elas: linfedema (edema que acomete o membro devido a um acúmulo anormal de líquido e proteína), aderências, fibroses, limitação e/ou dificuldade na realização dos movimentos de ombros e braços do mesmo lado da cirurgia.

A fisioterapia oncológica tem o objetivo de reduzir o edema local (inchaço), evitar dor, seroma (coleção líquida localizada abaixo da pele no pós-operatório), formação de fibrose e deformidades músculo-esqueléticas; prevenir a instalação de linfedemas e proporciona restabelecer brevemente a função do membro superior e seus movimentos.

Entre diversos recursos terapêuticos, temos Termoterapia (hidroterapia, crioterapia, etc), Cinesioterapia, Eletroterapia, Acupuntura, R.P.G. (Reeducação Postural Global), Linfoterapia entre outros.

A Linfoterapia é a técnica mais empregada, pois oferece excelente resultado no tratamento e prevenção do edema e linfedema, proporcionando uma redução de 44% a 67,7% dos efeitos indesejáveis no membro pós-mastectomia, mantendo-se por até 36 meses. É uma técnica que consiste em linfodrenagem manual, enfaixamento compressivo enelástico funcional, exercícios miolinfocinéticos específicos, automassagem linfática, prescrição de contenção elástica e orientação quanto aos cuidados com o membro.

Por isso, é de extrema importância o tratamento fisioterapêutico em pacientes oncológicos, reduzindo a chance de seqüelas físicas e/ou funcionais, atuando da recuperação funcional até a prevenção e tratamento das complicações decorrentes do processo cirúrgico, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e independência funcional quanto as suas habilidades, havendo sempre apoio dos familiares e acompanhantes, orientando os mesmos quanto aos cuidados com o paciente.

* As informações divulgadas neste site têm caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para fazer diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem a prévia orientação de um especialista.