R. Antônio Vieira, 130– Madalena – Recife/PE (pela Av. Real da Torre entra a direita no buffet infantil Planeta A antiga Fun House)
Tel.: (81)3089-4888/ (81)8624-5397
E-mail: fisioecia@fisioecia.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fisioterapia em Oncologia (Câncer de Mama)



Câncer é uma patologia que apresenta um crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, chamada metástase, sendo uma significante causa de morbidade e mortalidade no Brasil.
A estimativa de casos novos por câncer em 2010, conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é aproximadamente 489.270 entre a população do país. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres e apresenta significativos índices de mortalidade.

Segundo o INCA, o número de casos novos de câncer de mama esperado para o Brasil em 2010 é de 49.240, com um risco estimado de 49 casos a cada 100 mil mulheres; a região Nordeste tem uma taxa estimada de 30 casos para cada 100 mil; e em Pernambuco há um risco estimado de 21,81 casos para cada 100 mil, ambos do sexo feminino.

A cirurgia de mastectomia (retirada total ou parcial da mama), principalmente acompanhada da radioterapia, pode determinar complicações pulmonares, circulatórias e musculares, imediata ou tardiamente à cirurgia, entre elas: linfedema (edema que acomete o membro devido a um acúmulo anormal de líquido e proteína), aderências, fibroses, limitação e/ou dificuldade na realização dos movimentos de ombros e braços do mesmo lado da cirurgia.

A fisioterapia oncológica tem o objetivo de reduzir o edema local (inchaço), evitar dor, seroma (coleção líquida localizada abaixo da pele no pós-operatório), formação de fibrose e deformidades músculo-esqueléticas; prevenir a instalação de linfedemas e proporciona restabelecer brevemente a função do membro superior e seus movimentos.

Entre diversos recursos terapêuticos, temos Termoterapia (hidroterapia, crioterapia, etc), Cinesioterapia, Eletroterapia, Acupuntura, R.P.G. (Reeducação Postural Global), Linfoterapia entre outros.

A Linfoterapia é a técnica mais empregada, pois oferece excelente resultado no tratamento e prevenção do edema e linfedema, proporcionando uma redução de 44% a 67,7% dos efeitos indesejáveis no membro pós-mastectomia, mantendo-se por até 36 meses. É uma técnica que consiste em linfodrenagem manual, enfaixamento compressivo enelástico funcional, exercícios miolinfocinéticos específicos, automassagem linfática, prescrição de contenção elástica e orientação quanto aos cuidados com o membro.

Por isso, é de extrema importância o tratamento fisioterapêutico em pacientes oncológicos, reduzindo a chance de seqüelas físicas e/ou funcionais, atuando da recuperação funcional até a prevenção e tratamento das complicações decorrentes do processo cirúrgico, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e independência funcional quanto as suas habilidades, havendo sempre apoio dos familiares e acompanhantes, orientando os mesmos quanto aos cuidados com o paciente.

* As informações divulgadas neste site têm caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para fazer diagnósticos, procedimentos ou tratamentos sem a prévia orientação de um especialista.





domingo, 19 de setembro de 2010

Osteoartrite (Artrose)

Desde os mais remotos tempos se reconhece a osteoartrite com nomes mais relacionados à degeneração articular: doença articular degenerativa, artrite hipertrófica, osteoartrite deformante e popularmente ARTROSE.
A osteoartrite (OA) é uma enfermidade crônico-degenerativa que promove alterações na cartilagem das articulações (as juntas), sendo a doença musculoesquelética mais comum em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que 25% dos indivíduos acima de 65 anos sofrem de dor e incapacidade associadas a esta doença.
Todas as pessoas gastam a cartilagem, algumas começam mais cedo e, outras mais tarde. Em algumas pessoas várias articulações estão acometidas, em outras, poucas. Com o aumento da expectativa de vida do ser humano, das atividades profissionais exaustivas, da obesidade e sedentarismo, mesmo em famílias que não apresentavam sinais de artrose, as pessoas começam a sentir o efeito do desgaste pelo uso.
Várias hipóteses tentam explicar os mecanismos envolvidos na osteoartrite, mas sua causa permanece desconhecida. Considera-se de importância a participação de fatores mecânicos, bioquímicos, inflamatórios, imunológicos, genéticos e metabólicos.
O tratamento engloba educação, fisioterapia, terapia ocupacional, controle da obesidade, acupuntura, bengalas, palmilhas, órteses, medicamentos e cirurgia.
Os analgésicos são agentes de primeira escolha, porém os antiinflamatórios não-esteroides são as drogas mais utilizadas com ou sem prescrição médica, seu uso tem vários efeitos colaterais, o mais comum são as complicações gastrintestinais, contudo o uso tópico (pomada) diminui estes efeitos.
Outras drogas são empregadas com o objetivo de tentar retardar o avanço da OA, os resultados são insuficientes quanto à eficácia. Analgésicos opióides, terapia intra-articular com glicocorticóides e derivados do ácido hialurônico também estão indicados.
Cirurgia: nem todos os pacientes terão que passar pelo tratamento cirúrgico, além deste representar um alto custo pessoal e social, porém é indicado quando todas alternativas para tratamento falham, apresentando resultados satisfatórios.
A fisioterapia é um tratamento de primeira escolha, pelo seu modelo conservador onde quase inexiste efeitos colaterais, e objetiva no seu arsenal terapêutico reduzir o processo inflamatório e a dor, promover flexibilidade e o fortalecimento muscular para prevenir maior desgaste articular. A acupuntura também vem sendo usada largamente para processos reumatológicos crônicos, incluindo a artrose, apresentando ótimos resultados.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Tendinite


Tendinite é a inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Não é adquirida necessariamente no trabalho, mas com a difusão da informática, tornou-se uma importante doença ocupacional.
Tenossivite é a inflamação nas bainhas dos tendões, estrutura que envolve os tendões, por onde estes deslizam e se nutrem.
O inchaço causado pela inflamação aperta os tendões e nervos, causando as dores.
Na verdade o que nos prejudica realmente não é a inflamação em si, e sim as conseqüências como a pressão causada por ela quando em excesso. O tendão, ou até mesmo músculo, fica tensionado (motivo das dores quando em repouso). Isso tudo estressa-o, promovendo as lesões no tecido. Essas lesões são como feridas, deixando o tecido com fendas, e acumulando mais inflamação nos buracos novos. Se não bastasse, a circulação é afeta também, o inchaço impede o fluxo normal de sangue, e com ele nutrientes, sais mineirais e trocas gasosas.

Sintomas:

Dor latente ao movimento ou até mesmo coceiras.
Fadiga muscular e falta de força para atividades cotidianas.
Cãimbras (decorrente da fadiga).
Em casos mais graves: Imobilidade e Inflexibilidade consideráveis, seguidos de ainda mais dor.
E nos casos gravíssimos: perda total da sensibilidade e mobilidade, e deformação.

Formas de Tratamento

Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de antiinflamatórios até a imobilização do membro afetado.
Em primeiro lugar é preciso repouso. Após um período, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Uma das técnicas indicadas para a tendinite é a crioterapia, aplicação de bandagens a temperaturas muito baixas ou bolsas de gelo. Massagens também são indicadas como auxiliares no tratamento.
No caso de tendinite de origem química, alguns médicos indicam uma dieta alimentar especial, para prevenir a desidratação que pode resultar, nos tendões, na pouca ou nenhuma lubrificação e conseqüente agravamento da doença. Essa dieta exige a retirada de alimentos ácidos e graxos, incluindo-se a manteiga e o chocolate e as frutas ácidas.
A aplicação local de corticóides é apenas indicada dos casos mais graves.

Quais são os Métodos de Prevenção?

As atividades de risco para tendinite são fáceis de serem reconhecidas. Uma vez reconhecendo o tipo de atividade, é dever de uma empresa ou de um clube, por exemplo, não expor o funcionário ou o atleta a períodos ininterruptos de trabalho ou de exercício. Uma parada, uma pausa na rotina, por alguns minutos, pode significar não um prejuízo para a empresa, mas sim, um ganho em termos de continuidade em médio e longo prazo.
Alimentação balanceada é vital não só para o tratamento da tendinite, mas também para sua prevenção.
Instruir o digitador, o atleta, o funcionário, o pianista, quem quer que esteja a seu serviço, sobre as causas e os efeitos da doença e como preveni-la é dever de todo empregador. Isso pode ser feito através de pequenos seminários, aulas ou vídeos.
Tratamento adequado, consulta ao médico, atenção à fisioterapia e aos medicamentos são um direito e ao mesmo tempo um dever do paciente para a cura da tendinite.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Lombalgia


Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia (dor de cabeça) entre os distúrbios dolorosos que mais acometem a população. Estudos mostram que cerca de 70 a 85% de toda a população mundial irá sentir dor lombar em alguma época de sua vida, este percentual varia de acordo com a população estudada e metodologia aplicada.

A causa da lombalgia inclui diversos fatores, tais como: atividades profissionais, maus hábitos posturais, obesidade, sedentarismo, trauma, gravidez, fumo, fatores genéticos e sócio-econômicos. A dor lombar crônica tem elevado custo ao sistema de saúde, além de afetar o segmento social (irritabilidade, isolamento, depressão) e econômico (diminuição do rendimento no trabalho).

O diagnóstico é clínico, porém exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar a causa, o tamanho da lesão e em que região da coluna está localizada. Entre as causas principais estão: hérnias discais, osteófitos (bicos de papagaios), síndromes musculares, degeneração articular, entre outras.

O tratamento deve incluir uma equipe multidisciplinar, optando pela melhor conduta. Algumas opções são: medicamentos, fisioterapia convencional, R.P.G. (Reeducação Postural Global), Acupuntura, medidas comportamentais, entre outras.




quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lesão de ligamento cruzado anterior (LCA)



A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) permanece um desafio de abordagem à comunidade ortopédica.
Lesões do LCA ocorrem geralmente por mecanismos onde o estresse no ligamento é grande o suficiente para causar uma ruptura. As lesões podem ser parciais ou totais e seu trauma pode ser direto ou indireto. Quase sempre a lesão é dada por uma manobra de torção e desaceleração súbita ou ainda abdução com rotação externa e hiperextensão.
Queixas de falseio, inchaço e dor são os principais sintomas.
A dor pode ser descrita como uma dor localizada profundamente na articulação, quando não tem localização específica, freqüentemente é localizada na parte anterior ou lateralmente.
O tratamento pode ser conservador e cirúrgico, a escolha do tratamento vai depender do grau da lesão e do tipo de qualidade de vida do paciente (sedentário ou atleta).
A fisioterapia atua dentro do tratamento conservador, pré e pós-cirúgico, visando reabilitar o movimento da articulação do joelho lesionado, força muscular, estabilidade articular, proporcionando ao paciente um retorno ao ambiente do dia a dia e do trabalho mais rápido sem maiores intercorrências.
O tratamento fisioterapêutico no caso do pós-cirúgico leva me torno de 06 meses. Ao final desse tempo de reabilitação o paciente fica apto a realizar as suas atividades, tanto os atletas como os sedentários.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Acupuntura X Dor

A Acupuntura é um tratamento de saúde milenar, baseado na Medicina Tradicional Chinesa, que vem sendo resgatado e valorizado pelo ocidente. O fisioterapeuta foi o primeiro profissional da área de saúde do Brasil a possuir um instrumento normativo sobre a prática da acupuntura, por meio da resolução do Conselho Federal em 29 de outubro de 1985.

A acupuntura consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele utilizando agulhas, ventosas, massagens, calor, laser e/ou sementes. O mecanismo de ação da acupuntura ainda não foi completamente esclarecido, sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação no sistema nervoso.

Síndromes dolorosas são as principais utilizações da técnica, são elas: enxaqueca, lombalgia, bursite, tendinite, artrose, etc; porém existem diversas doenças que também possuem benefícios: estresse, ansiedade, distúrbios neurológicos, gastrite, entre outras.

A dor é uma resposta protetora do organismo a estímulos lesivos, que resultam em efeitos indesejáveis quando não controlada. A analgesia pode ser promovida mediante a utilização de vários tipos de medicamentos, no entanto, estes podem causar efeitos adversos de acordo com a espécie e condição física do paciente. A acupuntura tem se mostrado um potente e eficaz analgésico pela capacidade de controle da dor e raramente ser contra-indicada.

Devido ao grande interesse e à difusão de tal técnica no Brasil, o Ministério da Saúde incorporou a acupuntura ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo também incorporado nos planos de saúde.


quarta-feira, 10 de março de 2010

Reeducação Postural Global Original (RPG Original)


A Reeducação Postural Global Original (RPG Original) é um método original e revolucionário nascido da obra "O Campo Fechado”, publicado por Philippe Emmanuel Souchard em 1981, na França.
A RPG Original é baseada em três princípios sólidos: individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG Original remonta da conseqüência à causa) e globalidade (não tratar por partes isoladas e sim o corpo como um todo, pois toda atividade muscular estática ou dinâmica é sempre concêntrica e leva a um encurtamento muscular).
Crianças, jovens, adultos e idosos com problemas neurológicos (hérnia de disco), ortopédicos (escoliose, joelhos varos e valgos), respiratórios (asma, bronquite) e/ou reumatológicos (artrose, artrite, bursite, tendinite), tem como indicação a RPG Original, obtendo resultados positivos.
Os tratamentos são individuais, geralmente com sessões semanais, de acordo com a necessidade do paciente.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho - DORT

Comumente as empresas brasileiras não levam em conta a qualidade do ambiente de trabalho, priorizando somente o produto final e o lucro, esquecendo do profissional, e esta mentalidade arcaica é a principal causadora da DORT. A distribuição dos casos por atividade profissional é bastante expressiva, acometendo especialmente as funções de digitador, caixa bancário, auxiliar de escritório, escriturário e telefonista.

Aumento da produtividade e da jornada de trabalho
+
Movimentos repetitivos excessivamente
+
Posto de trabalho inadequado
+
Medo do desemprego
+
Ausência de prevenção
=
DORT

Afastamentos por atestados, incapacidade temporária ou permanente na profissão, ações judiciais, insatisfação do empregado e empregador são alguns resultados da DORT.

Medidas que minimizam a DORT:

• Informação e educação ao trabalhador, através de palestras, treinamento e cursos;
• Adequação do posto de trabalho, uma ergonomia correta diminui sobrecargas, aumenta eficiência e consequentemente melhora produtividade;
• Ginástica laboral, que são pausas programadas para atividades preventivas;
• Rodízio de função, reduzindo movimentos repetitivos excessivos; entre outros.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Drenagem Linfática Manual - DLM


Desenvolvida em 1932 pelo fisioterapeuta dinamarquês Vodder, a DLM deve ser realizada por um fisioterapeuta especializado com conhecimentos sobre anatomia e fisiologia do sistema linfático.
A técnica tem como objetivo movimentar a linfa, eliminar líquido e toxinas que estão em excesso no corpo. Os vasos linfáticos ajudam o sistema vascular na remoção de impurezas, contribuem no mecanismo de defesa do organismo, entre outros.
A DLM é realizada através de pressões suaves, intermitentes e relaxantes, com velocidade lenta, movimentando somente os tecidos superficiais, seguindo sempre o trajeto dos vasos linfáticos, através de manobras linfáticas e nos linfonodos com tempo médio de aplicação entre 30 a 40 minutos, sendo composta de dois procedimentos que visam transportar e remover o líquido e levá-la de volta à circulação sanguínea.
INDICAÇÕES: Edema (inchaço), linfedema, gravidez, fibro edema gelóide (celulite), Mastectomia, pré e pós – operatório de cirurgia plástica (Rinoplastia, Prótese mamária, Mamoplastia, Abdominoplastia, Lipoaspiração).
CONTRA - INDICAÇÕES: Infecções agudas; gravidez de risco ou nos 03 primeiros meses, insuficiência cardíaca descompensada; flebites; tromboses; tromboflebites; erisipela.
A realização da DLM com regularidade proporciona um tratamento preventivo no reforço do sistema imune, ativa e reforça as funções do sistema linfático, restabelecendo o equilíbrio dos líquidos, evitando ou tratando os edemas, porém a técnica não é usada isoladamente para tratar as patologias supracitadas, devendo ser associada a outros procedimentos, entre eles: cinesioterapia, crioterapia, ultrassom, enfaixamentos compressivos inelásticos, braçadeiras e meias compressivas elásticas, manobras manuais, etc.

Colaboradora: Drª Carolina Espínola.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Nossas Instalações


Ambiente climatizado, equipado com aparelhos e materias terapêuticos diversos e modernos para se realizar um eficiente tratamento personalizado ao paciente com todo conforto e qualidade.